terça-feira, 8 de setembro de 2009

Documentário "A Casa dos Mortos"


Pessoal, achamos esta notícia no site do CRP (Conselho Regional de Psicologia) sobre o documentário "A Casa dos Mortos" que mostra a realidade das intituições psiquiátricas. Tentaremos achar mais informações sobre este documentário e postaremos futuramente aqui. Mas de início, leia esta reportagem que é bem interessante. Lembrando que na verdade esta é uma reportagem do Correio Braziliense.


Os problemas das instituições psiquiátricas

"Três caminhos estão reservados aos doentes mentais que cometem crimes no Brasil: Ciclos intermináveis de internações, suicídio ou a sobrevivência em prisão perpétua. Jaime, Antônio e Almerindo, contam a realidade macabra dos manicômios judiciários do país. São os protagonistas do documentário A casa dos mortos, que foi lançado em Brasília no dia 24 de abril, durante o festival É Tudo Verdade. O filme de 24 minutos é narrado pela voz de Babu, um escritor com 12 internações em manicômios, que recita um poema de autoria própria.

Mortos fisicamente pelas condições desumanas a que são submetidos, ou defuntos sociais, quando conseguem sobreviver lá dentro, perdem qualquer vínculo com o mundo exterior. Cerca de 4.500 pessoas estão abrigadas nos manicômios judiciários no país.

A antropóloga Débora Diniz, diretora do documentário, ressalta que os manicômios são o grande desafio da reforma psiquiátrica brasileira, que completa oito anos em 2009. Uma das grandes polêmicas é quem deve se responsabilizar pelos doentes mentais infratores.

Na avaliação de Débora, transferir a responsabilidade do tratamento à área de saúde é uma das tentativas interessantes para mudar a realidade dos manicômios judiciários.

A falta de tratamento adequado, de terapias, atividades de cunho social e trabalho de incentivo à reaproximação familiar levam, inevitavelmente, à instituição não-oficial de algo proibido pela Constituição, ou seja, apesar de ser proibido, virou uma norma. "


Nenhum comentário:

Postar um comentário